quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Planejamento e Gestão de Carreira

ENTREVISTA COM GABRIEL VAZ – DIRETOR FINANCEIRO DO POSTO IPIRANGÃO






1º - Histórico resumido da vida pessoal;
Gabriel Vaz, natural de Três Rios, 24 anos, estudou a vida inteira no Colégio Santo Antônio e quando se graduou no Ensino Médio decidiu fazer o curso de Administração de Empresas na Faculdade Machado Sobrinho em Juiz de Fora. Optou pelo curso, pois desde novo trabalhava com seu pai e se interessou pela rotina empresarial, vivenciada no Posto Ipirangão, que é situado na BR-040, sendo esse líder de mercado. Os diversos diferenciais e inovações apresentadas pelo posto fizeram com que o mesmo seja referência não só em nossa região, mas também em todo país.
2º - Formação acadêmica;
Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Machado Sobrinho.
3º - Bagagem cultural;
Pode-se dizer que o entrevistado possui uma vasta bagagem cultural, onde procura sempre se atualizar através dos meios de comunicação disponíveis na sociedade como: livros, internet, revistas, filmes, documentários, etc. Além da leitura e percepção adquirida nesses meios de comunicação o entrevistado teve a oportunidade de viajar dentro e fora do país, conhecendo culturas e povos diferentes. Essa bagagem adquirida deve-se muito às diversas viagens realizadas ao longo da infância e adolescência acompanhando seu pai a viagens de negócios. Também acha importante citar o conhecimento adquirido na língua inglesa, que hoje em dia é fundamental em nossa profissão.
4º - Histórico profissional;
Gabriel começou sua carreira desempenhando tarefas simples operacionais. Ganhando experiência foi se desenvolvendo e com a ajuda dos conhecimentos e técnicas adquiridas no curso de Administração foi crescendo merecidamente no negócio fundado por seu pai. Hoje atua na empresa sendo responsável pelo setor financeiro, além de promover as ações de nível estratégico da mesma.
6º - Como planeja a carreira e quais são seus objetivos futuros?
Seu planejamento de carreira é feito através da busca pelo aperfeiçoamento e especialização de suas habilidades em cursos e treinamentos, como MBA, pós-graduação, etc. Procura unir seu planejamento de carreira com seu objetivo futuro que é a expansão e diversificação de seu empreendimento.
8º - Quais são as competências requeridas para sua profissão?
Gabriel citou o conhecimento específico adquirido em sua formação como um fator importante para o sucesso, porém acha que a principal competência requerida para sua profissão é a maneira de lidar com as pessoas, o modo com que se relaciona com os stakeholders da empresa.
9º – Remuneração;
Na minha opinião, a remuneração nessa área é relativa, pois depende da importância e nível hierárquico que o cargo ocupa dentro da organização e também o porte e a força da empresa perante o mercado.
10º - Como visualiza o mercado profissional para a área?
Entende que com a expansão econômica do país o leque de oportunidades e opções nessa área é bastante abrangente, principalmente em nossa região que obtém um forte incentivo empresarial, apesar da quantidade de formandos todo ano. Pensa que se a pessoa é diferenciada, com certeza terá uma boa oportunidade no mercado.
11º - O que as empresas esperam deste profissional?


Desde que começou a trabalhar, sempre achou importante ser um profissional proativo e com personalidade para tomada de decisão, respeitando as diferenças profissionais de cada membro da organização. Diante da afirmação acima Gabriel frisou que sempre procura profissionais proativos para trabalhar em seu empreendimento.
CONCLUSÃO
Apóia entrevista realizada, conclui-se que um profissional formado em Administração deve constantemente se atualizar independente de qual meio irá usufruir para tal atualização. Assim conseguirá ampliar cada vez mais sua bagagem cultural e profissional.

Com as oportunidades de emprego cada vez mais crescentes em nossa área de atuação temos boas chances de nos tornarmos profissionais bem sucedidos e com uma boa remuneração, porém para isso devemos apresentar diferenciais, pois a demanda de empregos é muito maior que a oferta.

Além dos diferenciais que um profissional deve apresentar perante o mercado, pode-se dizer que a principal habilidade a ser desenvolvida é o modo de se relacionar com as pessoas, a maneira com que o profissional amplia e mantém sua network, pois é através dela que as melhores oportunidades aparecerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário