domingo, 21 de junho de 2009

Sapucaia



PICO DO PIÃO











RIO PARAIBA DO SUL

























HOTÉL FAZENDA











ECOTURISMO











CACHOEIRAS





BALNEÁRIO 3 QUEDAS


ARTESANATOS







SAPUCAIA

1) A Cidade

A origem do nome Sapucaia deve-se à existência, no local, de grande quantidade de árvores conhecidas por Sapucaias, que tem origem no termo indígena yaçapucaí.

As primeiras penetrações verificadas nas terras do atual município de Sapucaia datam do início do século XIX. A ocupação se efetuou quando Antônio Inácio Lemgruber e Vicente Ubherlato foram à região tomar posse das sesmarias que lhes foram concedidas.
Por iniciativa de Antônio Inácio Lemgruber, construiu-se uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Aparecida que, , recebeu o título de freguesia.

A difusão da notícia sobre a fertilidade dos solos, própria para cultivo do café, provocou fluxo contínuo de colonos para a região, como, por exemplo, Joaquim de Souza Breves e Antônio de Souza Brandão, permitindo o surgimento de arraiais, como o que se desenvolveu em 1856, recebendo a denominação de Santo Antônio de Sapucaia.

A rapidez com que o povoado prosperou e levou a atingir, em 1871, o predicativo de freguesia de Santo Antônio de Sapucaia e, em 1874, a categoria de Vila de sapucaia, constituindo-se sede do novo município, instalado em 28 de fevereiro de 1875.

O desenvolvimento da sede municipal remonta ao período de implantação da Estrada de Ferro D. Pedro II, quando uma estação intermediária do ramal de Porto Novo do Cunha impulsionou o crescimento da vila. O segundo momento de crescimento deu-se com a implantação da BR-393.

A sede municipal situa-se em terraço da margem direita do Rio Paraíba do Sul, em faixa estreita
entre o rio e as encostas íngremes dos morros, sem vales transversais, o que tornou sua expansão linear.

2) Historia da Cidade
A primeira penetração verificada nas terras do atual Município de Sapucaia data de princípio do século XIX, estando intimamente ligada à abertura dos portos Brasileiros aos navios das nações amigas de Portugal. Para ali se deslocaram inicialmente, os cidadãos Suíços. Inácio Lengruber e Vicente Ubherlarto, aos quais mais tarde, foram concedidas algumas sesmarias, cujas áreas abrangiam as terras da atual "fazenda de Santo Antônio", situada nas proximidades do morro do mesmo nome, alí chegaram eles, segundo consta, no dia 7 de março do ano de 1809.
Depois, vieram os Portugueses Joaquim de Souza Breves e Antônio de Souza Brandão (mais tarde Barão de Aparecida) e além de Francisco Diogo Perret, de origem,Francesa.
Continuando o afluxo de colonos para a região, rapidamente surgiu pequeno arraial , onde, por iniciativa de Antônio Inácio Lengruber, foi edificada uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida. o arraial recebeu o predicamento de freguesia e deu o nome ao núcleo populacional, hoje sede de um dos Distritos do atual Município de Sapucaia , principalmente devido aos esforços de Augusto de Souza Furtado, Domingos Antônio Teixeira e José Joaquim Marques Melgaço, donos de vastas porções de terras entre os rios Calçado e Paraíba do Sul.
Surgiu um novo arraial com o nome de Santo Antônio de Sapucaia, em homenagem ao padroeiro do curato, recordando a existência no local de grande quantidade de arvores, conhecidas como Sapucaias, corruptela de yacapucaí.
Freguesia criada com a denominação de Santo Antônio de Sapucaia, subordinado ao município de Magé e Paraíba do sul.Elevado a categoria de vila com a denominação de Sapucaia, desmembrado de Magé e Paraíba do Sul. Constituído de 2 distritos: Sapucaia e Aparecida.
2.1) Acontecimentos Importantes

2.1.1) 1809 - Chegada de Inácio Lengruber e Vicente Ubherlarto, aos quais mais tarde, foram concedidas algumas sesmarias, cujas áreas abrangiam as terras da atual fazenda de Santo Antônio;

2.1.2) 1842 - recebeu o predicamento de freguesia e deu o nome ao núcleo populacional;

2.1.3) 1856 - surgiu um novo arraial com o nome de Santo Antônio de Sapucaia;

2.1.4) 1874 - tendo como sede o arraial de Sapucaia ;

2.1.5) 1885 - é criado o distrito de Anta e anexado ao município de Sapucaia;
2.1.6) 1892 - é criado o distrito de Aparecida e anexado ao município de Sapucaia;

2.1.7) 1937- é criado o distrito de Jamapará com terras desmembrada do distrito de Aparecida e anexado ao município de Sapucaia;

2.1.8) 1964 - é criado o distrito de Pião com terras desmembrada do distrito de Nossa Senhora da Aparecida e anexado ao município de Sapucaia;
2.1.9) 1889 - alterado Santo Antônio de Sapucaia para Sapucaia;

2.1.10) 1994 - o município é constituído de 5 distritos
.

3) Dados IBGE

Localiza-se a uma latitude 21º59'42" sul e a uma longitude 42º54'52" oeste, estando a uma altitude de 221 metros. Sua população é de 22.434 habitantes.
Possui uma área de 541,76 km², Fundação: 1874 / Altitude: 221 m / Área Total: 541,7 km² / Dens. Demográfica: 32,64 hab/km² CEP: 25880-000
O município tem uma área total de 541,7 quilômetros quadrados, correspondentes a 17,7% da área da Região Centro-Sul Fluminense, um de seus principais distritos, além da sede, é Jamapará, na divisa do município de Carmo, no Estado do Rio, com Além Paraíba, em Minas Gerais. Os demais distritos são Anta, Aparecida e Pião.
Duas rodovias federais atravessam o município: a BR-393, que acompanha o Rio Paraíba do Sul por toda a fronteira com Minas Gerais, alcançando Três Rios a sudoeste e Carmo a nordeste; e a BR-116, que chega a São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis, ao sul, seguindo rumo norte para Minas Gerais. Em leito natural, a RJ-154 faz um traçado transversal, ligando a BR-393, ao norte, a Sumidouro, a leste.

4) Planejamento e Arquitetura

O desenvolvimento da sede municipal remonta ao período de implantação da Estrada de Ferro D. Pedro II, quando uma estação intermediária do ramal de Porto Novo do Cunha impulsionou o crescimento da vila. O segundo momento de crescimento deu-se com a implantação da BR-393.

A sede municipal situa-se em terraço da margem direita do Rio Paraíba do Sul, em faixa estreita entre o rio e as encostas íngremes dos morros, sem vales transversais, o que tornou sua expansão linear.

4.1) Distritos

Atualmente é subdividida em cinco distritos:

4.1.1) Sapucaia (Distrito sede);

4.1.2) Anta ;

4.1.3) Nossa Senhora de Aparecida;

4.1.4) Jamapará ;

4.1.5) Pião;

4.2) Principais distâncias rodoviárias

4.1.1) Rio de Janeiro – 150 km;

4.1.2) Belo Horizonte – 365 km;

4.1.3) São Paulo -480 km ;

4.1.4) Brasília – 980 km;

4.1.5) Salvador – 1.600 km;

4.1.6) Vitória – 415 km;

4.1.7) Porto do Rio de Janeiro – 145 km;

4.1.8) Porto de Sepetiba -190 km;

5) Economia
A economia de sapucaia é baseada no turismo e no setor agropecuário. Também merece destaque em algumas empresas que residem no local como a Paraibuna Embalagens, usina hidrelétrica simplício ( furnas centrais elétricas ).


6) Turismo

As principais atrações turísticas de Sapucaia são:

6.1) Pico do Pião
6.2) Cachoeira da Sapucaia

6.3) Hotéis fazenda

6.4) Casa da Ilha

6.5) Balneário

6.6) Artesanatos

6.7) Eco-turismo

6.8) Rio Paraíba do Sul.

7) Informações Socioculturais

7.1) Estação Ferroviária;

7.2)Praça da Árvore Grande;

7.3)Centro de Cultura Magracia;

7.3)Fazenda Monte Café;

7.4)Fazenda Santo Antônio;

7.5)Fazenda Nossa Senhora de Aparecida;


8) Informações Climáticas

Clima, Tropical com chuvas no verão. Temperatura média anual, 20º C


9) Hino de sapucaia

Cidade das Mangueiras
De heróica tradição
Suas lindas cachoeiras
Nos enchem de emoção.
Cantemos com saudade
Um hino de louvorHonrando esta cidade
Com fé e destemor.
Suas praças tão bonitas,
Sua luz traz alegria,
as famosas senhoritas
Inspirando poesia.
Veneramos Santo Antônio,
Padroeiro da cidade,
Pois é dele o patrimônio
Que nos dá felicidade.
"Árvore Grande"!
Simbolismo de amor!
Velho ornamento que encanta a cidade.
"Árvore Grande"!
de beleza e frescor!
Que nos dá a sombra,
esperança e saudade

10) Referências

-Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

-Site da prefeitura municipal de sapucaia.

-www.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário